Atualize-se Detalhe

Geração X, Y ou Z?

Diferentes gerações existem e convivem entre si, cada uma com seu jeito único de se comportar devido a contextos políticos, econômicos e tecnológicos variados. Neste artigo, a Leroy Merlin vai falar sobre e mostrar características para entendermos melhor sobre as gerações, X, Y e Z.

GERAÇÃO X: Nascidos na segunda metade dos anos 1960, a geração X é filha dos Baby Boomers e é conhecida pelo questionamento, foram caracterizados por serem transgressores e defensores dos próprios direitos ao apoiarem movimentos sociais de igualdade racial e de gênero entre as décadas de 1960 e 1980.
Responsáveis pelo incentivo ao capitalismo, a geração X preza pela competição entre marcas para elevar o nível dos produtos que usam no dia a dia. Além disso, essa geração se destacou pela busca da profissionalização e dos estudos e na formação universitária em busca de uma carreira consolidada, principalmente, na inclusão feminina no mercado de trabalho.  

GERAÇÃO Y: Com origem no começo dos anos 1990, a geração Y cresceu junto com o desenvolvimento tecnológico e, principalmente, com o surgimento da internet, fazendo com que essa geração pudesse se comunicar sem sair de casa e se tornasse mais individualista. Entretanto, acostumada a compartilhar sua vida, suas opiniões e interagir com outras pessoas na internet. 
 A geração Y vive uma ideia de vida imediatista, que se consolidou por conta dos aparatos tecnológicos que facilitaram as tomadas de decisão de maneira instantânea. No mercado de trabalho, eles são funcionários que estão dispostos a horários flexíveis, exercer diversas profissões simultaneamente e focam mais em projetos do que na consolidação de uma carreira.

GERAÇÃO Z: Composta pelos nativos digitais, essa geração é caracterizada por pessoas que nasceram depois do surgimento da internet, a partir do fim da década de 1990. Essa geração é inteiramente ligada à tecnologia, que vive intensamente todos os gadgets e aplicativos digitais, assim como respiram redes sociais e se posicionam na sociedade a partir de seus perfis digitais.
A maioria deles ainda não chegou ao mercado de trabalho, porém, a pequena parcela que já trabalha destaque-se pela flexibilização de suas funções e pela produção acelerada inerente a rapidez das ferramentas digitais que tanto dominam. Outro ponto positivo é o respeito pela diversidade, pois a geração Y cresceu em um contexto mais consciente quanto a gêneros e preferências.  
É claro que, algumas pessoas podem ter características de várias gerações, mas existe um comportamento/hábito padrão que, por mais que seja mínimo, bate com sua geração. Pode apostar!

Compartilhe esta Notícia:
  • Generosidade

    Buscamos desenvolver a auto-estima e o espírito de equipe. Partilharmos o Saber, o Poder e Ter.

  • Honestidade

    Transparência, integridade, ética, autenticidade, confiabilidade. Seja exemplar em suas ações.

  • Respeito Ao Outro

    Humanismo, escuta , consideração, adaptação ao local, respeito às diferenças. Reconheça as diferenças para respeitar as pessoas, pratique a Escuta e a Valorização do AEVA

  • Proximidade

    Proximidade entre as pessoas, com os produtos, os clientes e a realidade da loja. Empatia, relacionamento personalizado, comportamento de prestador de serviço. Quanto mais próximo, mais valiosa será a troca, pratique o acolher do AEVA

  • Coerência

    Inteligência situacional, pragmatismo. Adaptação dos indicadores aos objetivos. Processos claros de decisão. Pratique o que fala e fale aquilo que você pensa.

  • Simplicidade

    Bom Convívio, proximidade, humildade. Troca, receptividade, abertura. Empatia, comunicação, reconhecimento. Esteja disponível e seja simples ao se comunicar, aprender e ensinar.

  • Espírito de Realização

    Audácia, comprometimento, espírito de iniciativa, dinamismo, progresso, senso de economia, busca pelo resultado. Vontade de questionar e de melhorar sempre. Seja perseverante, supere obstáculos e mostre sua capacidade de progredir sempre.